Voltar
01/03/2023
2 minutos de leitura
Pesquisas mostram que o seu desempenho melhora quando a sua felicidade e autoconfiança estão em alta.
Vamos colocar as cartas na mesa aqui: se tem algo que precisamos perseguir incansavelmente, é a nossa felicidade. Quando você se sente mal ou infeliz, parece que tudo vai desmoronar, não é mesmo? Vida pessoal, trabalho...
Ser feliz traz resultados, sabia? Pesquisas mostram que o seu desempenho melhora quando a sua felicidade e autoconfiança estão em alta. De acordo com um estudo da Harvard Business Review, colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores. Não à toa, a satisfação dos funcionários está se tornando tão relevante nas empresas que algumas já adotaram a função de Chief Happiness Officer (CHO), segundo aponta o artigo da VOCÊ RH.
Ou seja, o investimento na felicidade pode trazer resultados significativos para as áreas pessoal e profissional. Pensando nisso, quero levantar aqui as 7 lições que Tal Ben-Shahar, conhecido como “professor da felicidade” de Harvard, aponta sobre a importância da felicidade no trabalho:
1. Permita-se ser humano
Quando aceitamos nossas emoções como naturais, é mais fácil lidar com elas. Rejeitá-las leva à frustração e à infelicidade. Vivemos em uma cultura obcecada pelo prazer e acreditamos que a marca de uma vida digna é a ausência de desconforto, mas a verdade é que errado é não sentir tristeza ou ansiedade. Portanto, permita-se ser humano.
2. A felicidade está na junção entre prazer e significado
Envolva-se em atividades que sejam pessoalmente significativas e agradáveis. Quando isso não for viável, assegure-se de ter impulsionadores da felicidade, como momentos que lhe proporcionem prazer e significado. Uma hora ou duas de uma experiência significativa e prazerosa podem afetar a qualidade de um dia ou mesmo de uma semana inteira.
3. A felicidade depende do nosso estado de espírito, não de nosso status ou conta bancária
Excluindo as circunstâncias extremas, nosso nível de bem-estar é determinado pelo que escolhemos focar e por nossa interpretação dos eventos externos. Você considera os fracassos como catastróficos ou como oportunidades de aprendizado?
4. Simplifique!
Geralmente estamos ocupados demais, tentando espremer mais e mais atividades no menor tempo possível. Lembre-se: saber dizer “não” aos outros geralmente significa dizer “sim” para nós mesmos.
5. Lembre-se da conexão mente-corpo
O que fazemos – ou não fazemos – com nossos corpos influencia nossa mente. Exercício regular, sono adequado e hábitos alimentares saudáveis levam à saúde física e mental.
6. Expresse gratidão, sempre que possível
Muitas vezes, tomamos nossas vidas como garantidas. Aprenda a apreciar e a saborear as coisas maravilhosas da vida, desde pessoas à comida, da natureza a um sorriso.
7. Priorize relacionamentos
O maior motivador da felicidade é o tempo que passamos com pessoas de quem gostamos e que se preocupam conosco. Aprecie e saboreie o tempo que passam juntos.
Autor:
Camila Farani
CEO e Investidora-Anjo