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14/07/2022
5 minutos de leitura
A tecnologia está impactando todas as estruturas do empreendedorismo, ampliando horizontes e trazendo importantes resultados nas pequenas e grandes empresas. Já parou para pensar em todos os ângulos e pilares que a tecnologia está presente e sobre o quanto ela agrega tanto para empreendedores quanto para consumidores?
Pois bem, focada na visão empreendedora, quero despertar o seu olhar clínico para as infinitas possibilidades que existem para vender e expor os serviços e produtos das empresas. Seja através de um e-commerce ou nas redes sociais, definitivamente o impacto sobre as vendas será significativo.
Agora, vamos pensar especificamente nos conteúdos que consumimos diariamente pelas redes sociais. Sim, esse mesmo que foi impulsionado pelo impacto da evolução da tecnologia e que estimulou as empresas a estarem mais presentes nas redes, até porque, todo o seu possível público estaria, estava e ainda está presente por lá… Então, isso fez com que a maioria das empresas fossem direcionadas também para o ambiente digital.
Mas, ter que estar em um ambiente digital exige estudo, pesquisa, tempo, resumindo: profissionalização. Afinal, o conteúdo que a sua organização vai construir é a gasolina que alimenta todo o mecanismo de marketing corporativo. Sem isso, sua estratégia de marketing fica paralisada. É importante investir nisso para prosperar em seu negócio.
Na prática, o que acontece é que alguns, talvez muitos, preferiram encurtar a sua jornada no digital e “fizeram acontecer” de forma mais rápida, sem aquela parte ESSENCIAL da pesquisa, informação e profissionalização. Eis o resultado: um mundo de conteúdos infinitos, sobre diversos assuntos, padronizados ou não, que você consegue encontrar navegando pela internet.
Agora vem a pergunta que não quer calar: Isso te incomoda ou te conecta?
Fiz esse questionamento a mim mesma quando comecei a me deparar com conteúdos vazios pelo mundo digital, e cada vez mais eu noto e reforço a importância de conhecer profundamente o seu nicho e a sua persona, entender as suas dores e produzir um conteúdo voltado para isso.
E agora, José? 5 pilares do conteúdo de sucesso
Com base nesse questionamento, comecei a buscar mais conhecimentos sobre os variados conteúdos e encontrei uma matéria na Forbes que aborda o tema com clareza e que aponta 5 pilares para o sucesso de qualquer conteúdo.
Por isso, desejo compartilhar esse insight com vocês para que o caminho seja mais conectado com o seu público e com menos incômodo. Confira abaixo os 5 pilares essenciais para o conteúdo de sucesso, segundo a Forbes:
1- Encontre e conte sua história única
Cada indivíduo e cada novo negócio tem uma história única. Existem coisas interessantes e atraentes sobre você e sua marca que são verdadeiras para você e – mais importante – não são verdadeiras para mais ninguém.
Marcas de sucesso não conseguem dizer às pessoas como elas são “iguais a todo mundo, só que melhores”, elas ganham força quando se dedicam a uma narrativa que as diferencia de todos os outros.
Se o seu conteúdo não está contando uma história única, você precisa de uma narrativa coerente de “quadro geral”, ou obviamente vai precisar de qualquer forma de proficiência técnica.
2- Distribua estrategicamente seu conteúdo
Se um ótimo conteúdo é publicado, mas ninguém está por perto para se envolver com ele, isso causará impacto? Não. O conteúdo deve ser publicado no momento certo, na plataforma certa e direcionado ao público certo ou é provável que ele morra.
Se você não estiver usando análises ou uma solução de software específica, de modo que esteja extremamente confiante de que sabe quando seu público principal tem maior probabilidade de se envolver com o conteúdo, qualquer coisa que você publicar será em vão.
3- Envolva-se de maneira cativante com seu público
Não basta distribuir conteúdo excelente pelos canais certos e deixar por isso mesmo, esperando o melhor. As marcas mais bem-sucedidas se envolvem ativamente com seus fãs, criando conversas bidirecionais que incentivam perguntas, comentários e observações. Essas conversas on-line provavelmente serão algumas das melhores pesquisas de marketing que você realizará.
Por exemplo, as ferramentas de escuta de mídia social podem ajudá-lo a detectar quando as pessoas estão conversando sobre sua marca. Esse tipo de “espreitadela estratégica” permite que você participe da conversa, corrija uma reclamação do cliente imediatamente ou simplesmente deixe os clientes saberem que você os aprecia.
4- Quando apropriado, monetize seu conteúdo
Há mais maneiras do que nunca de monetizar diretamente conteúdo publicado de alta qualidade. Metodologias frequentes incluem assinaturas, tokens não fungíveis, dicas privilegiadas e acesso exclusivo a ofertas e informações especiais.
A monetização pode tirar um pouco do seu orçamento de produção, permitindo que você capitalize o trabalho necessário para criar conteúdo proprietário. Embora possa ser complicado saber exatamente quando o conteúdo pode ser monetizado, procure de onde vêm suas referências como ponto de partida.
Se você encontrar clientes frequentemente pedindo mais de um tipo de conteúdo específico, isso também pode ser uma indicação de que você está oferecendo algo que as pessoas estão dispostas a comprar.
5- Analise impiedosamente o engajamento do seu conteúdo
Os melhores criadores de conteúdo usam análise de dados e ciclos de feedback para medir o impacto de seu trabalho. Investir tempo e esforço no pós-publicação permite que as empresas ajustem e melhorem incansavelmente todos os aspectos do processo de criação e distribuição de conteúdo. Saber o que funciona e o que não funciona ajuda a economizar dinheiro a longo prazo.
Todo mundo faz parte do processo
Sim, com as diversas tecnologias disponíveis, é comum que todos façam parte dessa dança. E isso é muito legal porque tem espaço para todo mundo produzir, vender e mostrar o que há de melhor em seu negócio.
O diferencial será fugir da padronização, do comum, do que todo mundo já apresenta. E para isso não há segredo: é preciso estudar o seu público constantemente, pesquisar, se aprofundar nas dores que o seu nicho tem, para apresentar um ótimo serviço/produto e colocar todas as cartas na manga em cima da mesa. Não importa quais plataformas de tecnologia você vai usar para dar suporte ao seu ecossistema de conteúdo de sucesso desde que você use as ferramentas e a tecnologia que darão o suporte necessário para o seu negócio.
Autor:
Camila Farani
CEO e Investidora-Anjo