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12/04/2023
1 minutos de leitura
A cultura organizacional passa por transformações ao longo do tempo. Isso significa que as empresas e os líderes precisam acompanhar essa evolução. Foi pensando nisso que eu me inspirei no artigo de Harvard University “A Falácia do Feedback” para falar com vocês sobre como é importante transformar a forma de darmos feedback, hoje em dia.
O artigo foca em 3 pilares que pontuam erros e necessidades de transformação de um feedback moderno:
✅ Não somos bons em avaliar o desempenho das pessoas
Nossa avaliação, geralmente, é carregada por nossos vieses. Ou seja, a nossa verdade que projetamos nos outros;
✅ Apontar os erros dos outros inibe mais do que incentiva
A crítica faz com que algumas pessoas reajam através de luta ou fuga. Em contrapartida, o reforço positivo torna o cérebro receptivo ao aprendizado;
✅ Não existe um padrão universal de excelência para empresas e pessoas
Pessoas são diferentes e têm contextos diferentes. Ou seja, a excelência para a minha empresa pode não ter o mesmo significado de excelência para a sua empresa.
“Mas, Camila, eu tenho que parar de dar feedback?”
Não. A verdade é que o mundo dos negócios precisa ser transformado. E uma das formas de fazer isso é preparando melhor as pessoas, incentivando o feedback moderno, e não o ultrapassado. O que indica criar uma cultura de escuta constante, com o propósito de estabelecer um ambiente em que todos se sintam seguros e motivados a evoluir.
Autor:
Camila Farani
CEO e Investidora-Anjo