Voltar

16/08/2022

O metaverso é isso tudo mesmo?
O metaverso é isso tudo mesmo?

4 minutos de leitura

Todos estão falando sobre o metaverso… como ele será, qual é o objetivo principal desse ambiente imersivo que engloba diferentes cenários, objetivos e propósitos. Pontos positivos? Muitos. Pontos de atenção? Temos também. Mas o mais importante de falar sobre essa tendência tecnológica é entender qual será o seu impacto em nossa sociedade.

Imagina você poder vivenciar uma união do mundo físico e digital, sem barreiras geográficas ou limitações de distâncias para aprender, educar, experienciar, gerir uma empresa… Pois é. Esse cenário está sendo construído e testado pelas grandes empresas e big techs, através do metaverso, que representa a expansão do mundo real para o virtual, criando comunicações e relações mais fluidas entre os usuários. Essa plataforma oferece oportunidades para novas dinâmicas de marcas e redes sociais.

E o Brasil é um dos países que mais têm apostado em tecnologia e inovação. Um exemplo disso, foi a matéria que saiu no programa do Fantástico há algumas semanas sobre simulação de cirurgia no metaverso. Um grande passo para o futuro do metaverso no mundo.

Foi em um hospital de São Paulo que a experiência de realizar a primeira cirurgia dentro do metaverso aconteceu. Orientada por um avatar, uma neurocirurgiã realizou uma biópsia de um tumor num bebê, que na verdade era um boneco ultrarrealista. Isso tudo foi possível de ser vivido através de um óculos VR (realidade virtual) que permitiu que a cirurgiã enxergasse o paciente, os colegas no centro cirúrgico e o avatar.

Educação + Metaverso: temos um “Eduverso” aqui?

Acredito muito em uma das principais essências do metaverso, que é integrar pessoas em vários ambientes através dos seus avatares ou suas réplicas digitais, com o objetivo de unir em um único ambiente pessoas de locais distintos para seguir um propósito.

Você consegue perceber o quanto essas novas tecnologias associadas ao conceito do metaverso convergem para o surgimento de um novo ambiente de negócio com mais possibilidades para todos, unindo o mundo físico com o digital?

Não é à toa que o conceito de Eduverse, Eduverso em português, está criando vida cada vez mais.

O que é Eduverso?

Antes de explicar o que é o Eduverso, eu preciso falar sobre a Web3, a nova fase do www, agora mais descentralizada, e que habilita novos conceitos que temos visto surgir, como o próprio metaverso. A Web3 impulsionará cada vez mais esse novo mundo que está sendo construído através de três pilares:

1- Experiência: capaz de tornar a sua relação com o consumidor mais experiencial do que transacional.
2- Descentralização: Estar presente em todos os ambientes do metaverso de forma consistente com o intuito de abranger todos os tipos de públicos e audiências.
3- Infraestrutura: Pense além dos softwares. Pense em cloud computing, inteligência artificial, machine learning... Tudo isso vai ajudar você a se posicionar melhor neste universo.

Agora que você compreendeu um pouco sobre as maravilhas da web3, vamos focar no conceito de Eduverse: educação + metaverso. O Eduverso foi criado dentro desta lógica, e um dos cases mais populares foi construído pela plataforma de aprendizagem K-20 Educators, com o objetivo educar sem a limitação de fronteiras.

Para quem é o Eduverso?

De acordo com o K-20 Educators, 125 milhões de educadores atuam em departamentos que não se comunicam entre si. O Eduverse conecta todos esses departamentos, globalmente, por meio de experiências de aprendizado, comunidade, edtech e eventos inovadores, com o objetivo de tornar as oportunidades de desenvolvimento disponíveis para todos os seres humanos, o que contribui positivamente para a jornada de igualdade na educação e no aprendizado.

Quais os benefícios do Eduverso?

Geograficamente falando, o metaverso vai eliminar os obstáculos de distância. Para alguns, é difícil viajar para a escola ou universidade, e a vida pode entrar em conflito com o cronograma estabelecido pela instituição.

Com a implementação da ideia de 'credenciamento transparente' – que relata competência, ao invés de horas ou local, o metaverso proporcionará uma maneira mais eficaz de olhar para as técnicas de aprendizagem dos alunos, conjuntos de habilidades e necessidades individuais. O credenciamento transparente reconhece que todos os alunos aprendem de maneira diferente e, portanto, têm diferentes períodos de concentração. Afinal de contas, o ambiente de sala de aula clássico não funciona para todos e, com o aumento do uso da tecnologia, as pessoas estão particularmente achando-o menos atraente.

É aí que o Metaverso tem vantagem porque possui as mesmas qualidades tecnológicas que nos atraem para jogos, TV e outros meios de entretenimento, sendo reaproveitados para a educação global.

Então, eu quero refazer a pergunta do título para você e trazer para a reflexão a seguinte questão: o que você espera do metaverso?

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhe nas redes sociais:

Autor:

Camila Farani

CEO e Investidora-Anjo

Fique por dentro

Assine nossos e-mails e se aproxime da escola.

Áreas

Inovação

em breve

Comportamental

em breve

Finanças

em breve

Marketing

em breve

Investimento

em breve

Fique por dentro

Assine nossos e-mails e se aproxime da escola.

Áreas

Inovação

em breve

Comportamental

em breve

Finanças

em breve

Marketing

em breve

Investimento

em breve

Redes Sociais

Fique por dentro

Assine nossos e-mails e se aproxime da escola.

Áreas

Inovação

em breve

Comportamental

em breve

Finanças

em breve

Marketing

em breve

Investimento

em breve