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02/05/2023

O caminho para construir empresas que se destacam
O caminho para construir empresas que se destacam

4 minutos de leitura

A maioria das empresas não sobrevivem aos primeiros anos. As que conseguem enfrentam muitas dificuldades para se destacar no mercado. E eu digo isso não para te desanimar, mas para mostrar que realmente o caminho exige perseverança.

Como empreendedora e investidora, já vi muitos negócios nascerem e morrerem. A verdade é que a maioria das empresas não sobrevivem aos primeiros anos. As que conseguem enfrentam muitas dificuldades para se destacar no mercado. E eu digo isso não para te desanimar, mas para mostrar que realmente o caminho exige perseverança.

Se você quer se destacar e chegar ao próximo nível, é essencial ter estratégia e uma visão aguçada para o mercado. Porque sim, com bastante dedicação é possível. Diferentes caminhos podem te levar a se tornar um destaque. Todos eles vão exigir que você tenha coragem de assumir riscos para fortalecer o seu negócio, se tornando uma referência de excelência.

É o crescimento e os resultados contínuos que transformam a sua empresa em um destaque no setor. Porque de nada adianta um episódio de crescimento isolado. O que eu quero aqui é te ajudar para que a sua empresa seja um exemplo de como esse movimento na direção da escalada pode ser continuado e sustentável.

Para isso, é importante pensar em diferentes frentes, desde a experiência do cliente até a adaptabilidade do seu negócio. Vou te apresentar quatro pontos que considero essenciais para que você construa uma trajetória até o topo.

1- Se adapte rapidamente

Se você já ouviu falar sobre enterprise agility sabe da importância da agilidade para o seu negócio. Mais do que um diferencial competitivo, ela é essencial para o crescimento contínuo da sua empresa. Quanto melhor estruturados os seus processos forem, mais fácil vai ser se adaptar.

Essa é uma característica das empresas do futuro, e consequentemente das que mais se destacam, porque vivemos em um mundo cada vez mais volátil. Empresas que souberem navegar em diferentes cenários e enxergar novas oportunidades, saem na frente.

Preste atenção nesses cinco pilares:

  • Estratégia

  • Estrutura

  • Processos

  • Pessoas

  • Tecnologia

Essas são as bases para construir um negócio adaptável.

2- Expanda a visão sobre os concorrentes

Não são somente os players do seu mercado que estão competindo com você. O seu cliente te compara com empresas do mesmo mercado, mas também te avalia em relação a outros negócios, de outros nichos.

Para se destacar, você precisa ter um olhar atento e entender onde pode entregar mais. Além disso, a estratégia de observar possíveis concorrentes em outras áreas de atuação te ajuda a ter ideias e pensar caminhos que ainda não são aplicados na sua área.

Isso vai te ajudar a criar produtos e serviços inovadores e diferenciados. Por exemplo, a ideia de vender o café gelado na cafeteria da minha mãe não surgiu do nada. Eu percebi isso através da observação dos concorrentes e dos movimentos feitos por eles. Não tenha medo de se inspirar e melhorar estratégias feitas por outros negócios.

3- Invista em inovação

Parece óbvio que para crescer é preciso inovar, mas muitas empresas ainda têm medo de fazer isso. Te digo que quem não quer inovar está perdendo tempo, já que essa é uma das formas mais eficientes de se destacar. Não necessariamente a inovação precisa ser disruptiva para que isso aconteça. Você pode inovar:

  • Investindo no seu time

  • Melhorando processos

  • Agilizando entregas

Tudo isso te ajuda a se tornar uma referência no mercado. Agora não inovar em nada vai sim te trazer problemas. Lembra que falei sobre adaptabilidade? A inovação também é parte importante nesse processo, porque é a partir dela que surgem novas ideias e novas oportunidades, até mesmo para fugir de crises.

Empresas que crescem constantemente, que são referências no mercado, inovam e testam muito. Independente do tamanho que o seu negócio tem hoje, implemente a cultura da inovação. Ela vai te levar muito longe.

4- Esteja presente em múltiplos canais

Gosto muito do conceito de figital, que descreve a união entre o mundo físico e o digital. Ele representa bem as novas necessidades dos clientes e como a sua empresa precisa atendê-las.

Você deve construir vários pontos de contato com seu cliente, seja online ou offline, para que ele se lembre do seu negócio. Afinal, para se tornar uma empresa de destaque, o cliente tem que notar e gostar da sua presença.

É possível organizar ações que unam a sua presença digital com a sua presença offline. Desde uma entrega facilitada para clientes que compram um produto no seu site e fazem a retirada em alguma loja, até a organização de eventos presenciais com vantagens para clientes que te acompanham nas redes sociais.

Empresas que entenderem a importância de unir essas estratégias vão se destacar. Você tem várias possibilidades. Agora, é preciso gastar sola de sapato e colocar o conhecimento em prática. Sua empresa vai decolar.

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Autor:

Camila Farani

CEO e Investidora-Anjo

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