Voltar
15/06/2022
1 minutos de leitura
Tenho dito isso para os empreendedores que estão preocupados com o cenário de volatilidade que estamos vivendo. Tenho recebido muitas perguntas sobre o cenário de oscilação do mercado de capital e, por isso, resolvi pontuar algumas questões aqui com vocês, principalmente, no que diz respeito a investimentos: não, o dinheiro não acabou!
O que acontece de fato é que o momento deve ser de calma e de preservação do capital, muito por conta do cenário político global, alta dos juros e inflação.
Mas, calma, que essa desaceleração atual pode assustar um pouco, mas não deve ser vista como uma crise no setor de startups. E, para que os aportes voltem a apresentar índices parecidos com o ano de 2021, acredito que sejam necessários 2 cenários:
A recuperação da economia e demais ativos. Ou seja, quando os ajustes da taxa de juros e a inflação estiverem sob controle;
O equilíbrio nos investimentos em tecnologia deve ser corrigido pelos próprios investidores, reduzindo a quantidade de aportes e, consequentemente, os seus valores, para haver equilíbrio. Isso porque hoje esse valor está alto, já que a demanda está elevada. Assim, os próprios investidores estrategicamente devem equilibrar para ocorrer uma harmonia novamente.
A demanda por tecnologia vai continuar evoluindo e os investimentos não vão cessar. A única diferença é que agora nós investidores seremos mais disciplinados no momento de escolher onde direcionar o dinheiro e observar melhor as empresas que receberão o tão desejado aporte.
Quer estar melhor preparado para este cenário? Então acesse a minha coluna na Forbes para ler o artigo completo.
Autor:
Camila Farani
CEO e Investidora-Anjo