Voltar

30/07/2021

Enterprise agility: o que era uma opção, agora é essencial
Enterprise agility: o que era uma opção, agora é essencial

3 minutos de leitura

Empresas ágeis são aquelas que sabem se adaptar diante de diversos cenários que o mercado apresenta.

As empresas que adotam a filosofia do enterprise agility são aquelas que estão conseguindo se adaptar melhor a esse momento de queda brusca no faturamento da maioria dos negócios.

Ao contrário de outros negócios, que apenas assistem e torcem para que as coisas melhorem, as empresas ágeis estão prontas para encontrar e aproveitar as oportunidades que surgem. O conceito de enterprise agility prega que o negócio seja preparado para absorver demandas que não fazem parte da sua rotina como forma de aproveitar movimentos de mercado a seu favor.

Mas isso não significa que você tenha que sair mudando totalmente o seu negócio só porque uma determinada situação se mostra como uma oportunidade. Essa atitude, na verdade, pode trazer mais problemas do que benefícios, inclusive colocando em risco a sobrevivência da sua empresa. Isso porque a premissa de toda empresa ágil é que ela esteja preparada para esses momentos de oportunidades, desde que não se coloquem em risco a estabilidade do negócio.

Vantagens de ser uma empresa ágil

A consultoria McKinsey publicou uma pesquisa em parceria com a scrum.org que mostra de uma forma muito clara quais são os benefícios que as empresas que adotam a filosofia de agility. Essa pesquisa teve a participação de 22 empresas que atuam em 6 mercados diferentes, e uma das percepções que esse estudo trouxe foi de que nessas empresas os ganhos financeiros e operacionais são visíveis. Nessas empresas foi constatado um aumento no faturamento entre 20% e 30%, e melhorias no processo operacional de até 50% em alguns casos. Além desses números, tanto os níveis de satisfação dos clientes quanto o grau de engajamento dos seus colaboradores também sofreram um impacto positivo após a adoção dessa filosofia.

Como criar uma empresa ágil?

O que se vê em muitas empresas, e que também consta da pesquisa da McKinsey, é que é muito difícil encontrar empresas onde esse conceito tenha sido aplicado em todas as áreas do negócio.

Esse processo de implementação deve contemplar cinco pilares:

  • Estratégia

  • Estrutura

  • Processos

  • Pessoas

  • Tecnologia

O que é muito comum na maioria das empresas é que, pelo menos no início, esses pilares sejam desenvolvidos isoladamente, até que a empresa atinja um nível de maturidade suficiente para absorver todas essas mudanças.

Afinal, é normal que algumas áreas sejam mais desenvolvidas do que outras, como por exemplo um negócio com processos muito bem definidos, mas com dificuldade em encontrar as pessoas certas para desenvolvê-los. Esse é um dos fatores que dificulta a implementação da filosofia de enterprise agility como um todo em grande parte das empresas.

Outro ponto que é muito importante para as empresas ágeis são os indicadores que podem mostrar se o processo de implementação da filosofia está tendo os resultados desejados.

Esses indicadores basicamente são o nível de engajamento dos funcionários, o grau de satisfação dos clientes, a performance operacional do negócio e os seus resultados financeiros. No entanto, é essencial para o sucesso desse processo de transformação que a sua empresa utilize os indicadores que fazem mais sentido para o negócio em si.

Então, se você quer fazer do seu negócio uma empresa ágil, é fundamental estudar a fundo o nível de maturidade em que você se encontra hoje para identificar por qual dos cinco pilares é possível começar essa transformação.

São essas as empresas que estão saindo na frente para passar por cima da crise que está por vir e que vai afetar muito quem não estiver preparado – e você precisa escolher de qual lado quer se posicionar.

"Agilidade é menos sobre resultados e mais sobre processos."

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhe nas redes sociais:

Autor:

Camila Farani

CEO e Investidora-Anjo

Fique por dentro

Assine nossos e-mails e se aproxime da escola.

Logo Farani Escola de Negócios

Áreas

Inovação

em breve

Comportamental

em breve

Finanças

em breve

Marketing

em breve

Investimento

em breve

Fique por dentro

Assine nossos e-mails e se aproxime da escola.

Logo Farani Escola de Negócios

Áreas

Inovação

em breve

Comportamental

em breve

Finanças

em breve

Marketing

em breve

Investimento

em breve

Redes Sociais

Fique por dentro

Assine nossos e-mails e se aproxime da escola.

Logo Farani Escola de Negócios

Áreas

Inovação

em breve

Comportamental

em breve

Finanças

em breve

Marketing

em breve

Investimento

em breve