Voltar
09/01/2023
2 minutos de leitura
Em 2021, o MIT Technology Review já previa: “As marcas vão, não só inserir os creators em sua estratégia e cocriar com eles, mas também transformar a atenção que eles têm do público em ativos e criar marcas”.
Hoje, podemos ver esse cenário claramente em nosso cotidiano corporativo, até porque, os criadores de conteúdo, em conjunto com o novo comportamento do consumidor após a pandemia global, revolucionaram o marketing e isso não é segredo para ninguém. Isso porque a proposta de valor que esses influencers entregam ao mercado traz uma nova forma de se comunicar com o seu consumidor.
Verdade seja dita: marcas e creators estão de mãos dadas em prol de um só objetivo: tornar seus consumidores/usuários fiéis ao seu negócio. 🤝
Através do poder da cocriação, dos collabs, essa nova economia expõe a habilidade e expertise aliadas a um conteúdo de qualidade que tangibiliza o objetivo de atrair mais e mais possíveis consumidores. Além disso, o poder da comunidade abraça o nicho de mercado desejado, com uma grande tendência a gerar novos clientes fiéis para o seu negócio.
Mundo fantástico da Disney? Não! Segundo informações da Bloomberg em 2022, a Creator Economy foi estimada em torno de US$20 bilhões, and still counting… E tem mais, o Insider Intelligence estima que 75% dos profissionais de marketing que atualmente trabalham com influenciadores deve saltar para 86% até 2025. Fora isso, segundo a NeoReach, solução de software de marketing de influenciadores, esse mercado já vale US$104 bilhões.
Sabe o que você precisa fazer, empreendedor e intraempreendedor(a)? Manter os seus olhinhos bem abertos para esse mercado porque se você não acompanhar essa tendência, você pode ficar pra trás. ✨
Dica Farani: a relação entre criadores e marcas deve evoluir constantemente para que haja parcerias mais autênticas. De acordo com o Creator Economy Database, são mais de 300 empresas hoje que estão inseridas nessa nova economia. A maioria está focada em construir uma realidade em que o creator desenvolve seu negócio em diversas frentes, como web3, lojas, comércio, comunidade e afins.
Resumo da Ópera, segundo o olhar da YouPix, consultoria de negócios: essa nova economia representa, reconhecidamente, uma reforma na sociedade, pois acelera uma mudança que já vinha acontecendo. O poder está migrando para as mãos das pessoas e os creators deixam de ser só um "produto" vendido pelas plataformas para se tornarem uma nova classe de ativos e uma economia em si.
Vai ficar aí parado vendo toda essa economia se movimentar ou vai entrar no jogo?
Autor:
Camila Farani
CEO e Investidora-Anjo