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17/10/2022

Aprenda a calcular o Custo de Mercadoria Vendida e nunca mais deixe sua empresa sem caixa
Aprenda a calcular o Custo de Mercadoria Vendida e nunca mais deixe sua empresa sem caixa

3 minutos de leitura

Se você empreende ou tem o sonho de iniciar o seu negócio, você precisa saber como calcular o custo das mercadorias vendidas, o famoso CMV!

Quando eu era sócia e executiva do Mundo Verde, eu cometi um grande erro no cálculo do CMV que resultou em um impacto negativo no caixa do negócio. Devido a isso, estou aqui hoje e quero que entenda de uma vez por todas o que é o Custo de Mercadoria Vendida, CMV para que não cometa o mesmo erro que passei no passado.

O que é o CMV?

O custo das mercadorias vendidas é o indicador que considera gastos para produzir (no caso da indústria) ou armazenar (na realidade do comércio) um determinado item até que ele seja vendido para o cliente.

Preste muita atenção: é de extrema importância que você como profissional entenda o CMV da sua mercadoria na ponta da língua e saiba diferenciar o seu faturamento líquido dos impostos e possa chegar ao faturamento líquido.

O cálculo do custo das mercadorias vendidas tem como foco o valor do estoque da sua empresa. Se você está vendendo um produto físico, o que você vende é o estoque. Seu estoque de negócios pode ter produtos que você comprou de um atacadista ou que você mesmo fez e está revendendo. Você também pode manter um estoque de peças ou materiais para os produtos que fabrica. A partir disso, quero que se lembre que o estoque é um importante ativo de negócios.

Imagine que você vendeu dez mil reais de estoque do seu produto em que havia pago anteriormente, seja para sua respectiva fabricação ou compra, o valor de cinco mil reais. Com base nisso o CMV do seu produto foi de cinco mil reais, sendo este valor uma ótima referência para que você defina uma porcentagem deste valor e reponha o seu estoque, afinal, você pretende continuar vendendo esse produto, certo?

Portanto, é importante que você saiba diferenciar com facilidade dentro da sua solução: o CMV, o seu lucro, preço da venda do seu produto e as deduções caso a sua empresa tenha um maior fluxo de vendas e tamanho.

Para chegar ao CMV, deve ser feita a soma do estoque inicial (EI) com as compras do mês ou entradas (E ou C, use qualquer uma dessas letras para indicar), menos as saídas (perdas, etc) e menos o inventário ou estoque final (EF). Assim, chegamos à seguinte fórmula:

CMV = [(EI + C) - S] - EF

O que não é contabilizado pelo CMV

Existem algumas despesas não contabilizadas dentro do cálculo e falaremos delas agora:

  • Impostos a partir da venda como PIS, COFINS e ICMS;

  • Despesas administrativas como, por exemplo, gastos com telefonia, internet e aluguel;

  • Despesas operacionais, financeiras ou com a venda como comissões.

Mas afinal, por que realizar esse cálculo?

  • Custos excessivos: O indicador CMV será fantástico para que você fique diretamente de olho nos gastos exagerados.

  • Controle de estoque: Ficar atento aos produtos que possuem o maior giro e provavelmente são os melhores em termos de experiência do seu cliente? Ter um controle bem feito do CMV pode te ajudar nesse ponto.

  • Análise da situação: A partir do CMV você será capaz de descobrir o real desempenho financeiro dos seus produtos, lembre-se que é muito importante estar em constante contato estudando os resultados deste indicador.

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe calculá-lo, separei um post para que possa sempre guardar com você. Quero que saiba também que tenho uma série de conteúdos por meio do meu Linkedin e no Instagram.

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Autor:

Camila Farani

CEO e Investidora-Anjo

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