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11/04/2023

O sucesso não é para todos. É para quem se prepara melhor!
O sucesso não é para todos. É para quem se prepara melhor!

4 minutos de leitura

Ter sucesso com o seu negócio não é um dom. É preciso muito treino e prática para ser um solucionador dos problemas e das dores que os seus clientes sentem.

Eu digo isso porque quase metade dos brasileiros tem o sonho de estruturar e abrir o próprio negócio e alcançar o sucesso, segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). E quem estiver mais preparado, vai atingir esse propósito.

Fato é que para abrir o próprio negócio e se consolidar no mercado, antes de tudo, é necessário que haja planejamento. E, após mais de 20 anos nessa jornada empreendedora, posso afirmar que o sucesso vem, mas você vai precisar se preparar.

⚠️ Uma dica valiosa: o seu produto ou o seu serviço precisa surpreender o seu cliente/usuário trazendo as soluções que ele procura.

Pensando nisso, separei alguns conselhos essenciais para você conseguir se destacar no mercado de sua atuação:

Tenha uma cultura de Lifelong Learning

Quem me acompanha aqui sabe que eu bato sempre na tecla do aprendizado continuado, ou seja, o lifelong learning. Atualmente, para se destacar no mercado, é preciso dominar uma série de conhecimentos e habilidades. E o conceito de lifelong learning vai ao encontro dessa demanda.

Exemplo: Você que quer empreender, vai precisar estudar, pegar informações de mercado interno e externo, vai expandir os seus negócios, ultrapassar fronteiras… A hora de investir é agora! Se você quer traçar a sua jornada no mundo dos negócios, vai precisar conhecer outras culturas e dominar outras línguas, principalmente o inglês.

E isso se torna mais fácil e possível com a ajuda de professores nativos, aulas on-line, ferramentas interativas da Open English. Clique aqui e acesse o link para saber mais.

Faça um bom plano de negócios

A organização é uma grande amiga de qualquer empreendedor. Imagine a quantidade de informações e processos que envolvem a gestão de uma empresa. O plano de negócios consiste em um documento que reúne tudo o que você precisa saber sobre a sua empresa, como o tipo de sociedade, sócios e investidores, capital de giro, etc. Portanto, criá-lo deve ser uma prioridade na sua lista de tarefas.

Não se esqueça de aprender com o plano de negócios das grandes Big Techs. Elas podem nortear você a construir uma estratégia adequada com o seu segmento.

Mantenha-se bem informado

A capacitação e o aprendizado constante são fundamentais para o sucesso. Essa lógica também abrange estar sempre informado. Até porque, estar por dentro do que acontece em seu setor é estar um passo à frente dos seus concorrentes.

Utilize as redes sociais como apoio nessa busca pela informação. Blogs, fóruns e comunidades agregam muito também, pois são nesses canais que você cria conexões valiosas para o seu negócio.

Defina metas e objetivos

Essa parte é muito estratégica. Por isso, é importante ser claro e objetivo com o seu propósito. Quanto mais realista for, mais fácil será construir uma caminhada assertiva. O plano de negócios pode te ajudar na hora de definir e organizar suas metas. Use a organização a seu favor e, sem dúvidas, você terá bons resultados com isso.

Conheça o mercado em detalhes

A viabilidade comercial de uma loja, de um produto ou serviço é o que vai definir se o seu negócio será bem-sucedido. Por isso, entrar no jogo realmente preparado, com consciência e planejamento, é fundamental.

Estude o seu mercado. Conhecer o público-alvo, seus concorrentes, o preço que os consumidores estão dispostos a pagar e ainda, como chegar até eles com o seu marketing, vai permitir que você faça um investimento mais seguro e que esteja em sintonia com o desejo do mercado.

Você precisa conhecer o seu público

Quanto mais específico e bem definido for o seu nicho de mercado, mais ele estará em sintonia com as ofertas estratégicas que estiverem direcionadas a ele. Resultado: você terá mais clientes e “brand advocates”, ou seja, clientes que defendam a sua marca.

⚠️ Atenção: Nem sempre começar um negócio é uma tarefa fácil, e é comum ter uma certa insegurança nessa hora. Mas, se você souber se preparar para essa jornada, a sua caminhada será mais assertiva.

Aposte no seu sucesso!

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Autor:

Camila Farani

CEO e Investidora-Anjo

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