Voltar

15/07/2022

Não, você não é uma fraude!
Não, você não é uma fraude!

2 minutos de leitura

Você sabia que, para muitas mulheres, o sentimento de estranheza e inadequação é o resultado de preconceitos sistêmicos e exclusão?

É de conhecimento público que a síndrome do impostor(a) afeta muitas pessoas, e, cada vez mais, eu tenho notado a expansão desse tema. Nas minhas redes sociais, por exemplo, eu recebo mensagens quase que diárias, em sua maioria de mulheres, que se encontram neste cenário: sentimento de fraude e questionamento da sua capacidade, além de desconforto com elogios e comentários sobre a sua competência.

Acontece que o problema não está nos indivíduos. Está em empresas com culturas tóxicas que valorizam o individualismo e o excesso de trabalho. Esse é o ponto que deve estar em foco.

E, veja bem, também há espaço para questionar a Síndrome da Impostora como a razão pela qual as mulheres podem estar inclinadas a desconfiar de seu sucesso. Digo isso porque um estudo realizado em 1978 por duas psicólogas aponta que muitas mulheres fantásticas e de alto desempenho não se consideravam boas o suficiente. Acontece que o estudo não levou em consideração questões socioculturais fundamentais para entender como essa síndrome se manifesta, como raça e etnia, por exemplo.

Mas, não me canso de dizer que o conhecimento é poderoso! Aposto que entender sobre esse assunto, ou como essa síndrome nasceu, pode te ajudar a compreender mais sobre o seu significado, seu sentimento em torno disso e o que este discurso presente no mercado pode afetar em si e em cada indivíduo. Ou seja, lidar melhor com esta situação.

Por isso, eu escrevi em minha coluna no Estadão sobre o tema, com o objetivo de ampliar os nossos horizontes para que possamos aprender a não pensar como um impostor ou impostora e valorizar sempre os nossos resultados. Vem comigo!

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhe nas redes sociais:

Autor:

Camila Farani

CEO e Investidora-Anjo

Fique por dentro

Assine nossos e-mails e se aproxime da escola.

Logo Farani Escola de Negócios

Áreas

Inovação

em breve

Comportamental

em breve

Finanças

em breve

Marketing

em breve

Investimento

em breve

Fique por dentro

Assine nossos e-mails e se aproxime da escola.

Logo Farani Escola de Negócios

Áreas

Inovação

em breve

Comportamental

em breve

Finanças

em breve

Marketing

em breve

Investimento

em breve

Redes Sociais

Fique por dentro

Assine nossos e-mails e se aproxime da escola.

Logo Farani Escola de Negócios

Áreas

Inovação

em breve

Comportamental

em breve

Finanças

em breve

Marketing

em breve

Investimento

em breve