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30/07/2021

4 Passos para implementar a transformação digital
4 Passos para implementar a transformação digital

4 minutos de leitura

O momento que o mundo vive está forçando milhares de empresas de todos os tamanhos a reverem seus posicionamentos e suas rotinas. E assim, as empresas que ainda não utilizavam ferramentas online de gestão de projetos, reuniões e até mesmo de vendas para o consumidor final, acabam tendo dificuldade para realizar esse tipo de mudança. Mas você vai perceber como é possível fazer essas mudanças no seu negócio assim que terminar de ler esse artigo.

1. Lidere para a empresa e para as pessoas

Independente de qualquer coisa, o primeiro passo para começar a implantar uma rotina digital no seu negócio é tranquilizar as pessoas.

Porque esse é um momento onde as pessoas estão preocupadas com várias coisas, inclusive com seus empregos e o sustento de suas famílias. Por isso, é importante, por exemplo, flexibilizar os horários para que seus funcionários entreguem suas tarefas. Isso vai ajudar seus funcionários a se planejarem para atender as demandas, principalmente aqueles que têm filhos e precisam administrar o tempo.

2. Redefina suas estratégias digitais

Depois de deixar sua equipe mais tranquila e confortável sobre os próximos passos da empresa, é a hora de estudar as estratégias que a sua empresa pode adotar daqui pra frente.

Para quem já utilizava meios digitais, esse processo pode ser mais fácil, mas pode ser um grande desafio para aqueles negócios que ainda não utilizavam canais digitais, seja para prospectar clientes ou fechar negócios. E para isso você vai precisar estudar muito bem a mudança de hábitos que está ocorrendo no público do seu negócio.

Um grande exemplo dessa mudança é o aumento de mais de 56% nas vendas online só nos Estados Unidos, na semana do dia 18 de abril, em comparação ao mesmo período de 2019.

Esse aumento nas vendas foi percebido em uma pesquisa desenvolvida pela Nielsen e pela Rakuten Intelligence, principalmente em categorias como:

Fonte: Statista

A Amazon é um grande exemplo desse caso, já que as vendas de alimentos nunca tiveram grande destaque no negócio de Jeff Bezos, mas hoje estão entre os mais procurados pelos usuários. E como o cenário não deve se alterar muito nos próximos meses, a tendência é que os consumidores acabem procurando comprar seus produtos através da internet.

3. Mantenha os clientes próximos sempre

Não é porque as pessoas estão em casa e priorizando a compra de itens de primeira necessidade que você não pode se aproximar delas. Esse é um erro que muitas empresas estão cometendo, e que pode custar muito caro assim que a retomada da economia começar. Afinal, é exatamente nesse momento em que as pessoas vão começar a se lembrar das empresas que estiveram por perto, mesmo que não sejam feitos negócios nesse período.

Para isso, você precisa manter um contato mais próximo com seus clientes, para que fique claro que eles não são apenas um número na sua carteira de clientes ou no seu CRM. Esse tipo de ação pode ajudar a despertar nessas pessoas um senso de reciprocidade muito importante para o futuro do seu negócio.

Então, os recursos digitais, como o WhatsApp, o Telegram, e-mails e o próprio telefone são ferramentas que devem fazer parte da rotina do seu negócio, mesmo com a equipe trabalhando à distância.

4. Ofereça ferramentas de trabalho que agilizem o trabalho remoto

Para que o trabalho remoto realmente traga resultados é preciso que ele seja rápido e organizado.

E para que isso aconteça é necessário colocar à disposição da sua equipe as ferramentas necessárias para a realização do trabalho da forma mais efetiva possível.

Cada negócio tem suas particularidades e ferramentas específicas, mas algumas opções são muito úteis para 99% dos negócios. Por exemplo, Zoom, Skype e outros apps de vídeo conferência são ferramentas essenciais para reuniões de alinhamento e definição de projetos, por exemplo. Já no que diz respeito a organização e acompanhamento das tarefas, Monday.com e o Trello tornam esse processo muito mais simples e claro.

“Você precisa entender que não há outra possibilidade a não ser digital. Ou você é ponto com ou ponto fora.”

Levar todos os processos do seu negócio para o mundo digital pode parecer muito difícil a princípio, mas essa mudança é o que vai fazer com que a sua empresa continue satisfazendo as necessidades dos seus clientes.

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Autor:

Camila Farani

CEO e Investidora-Anjo

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