Voltar
01/09/2023
5 minutos de leitura
Tradicionalmente conhecida no mercado de tecnologia, a sigla MVP, ou mínimo produto viável, é uma versão simples e enxuta do lançamento de um produto no mercado por meio do mínimo de recursos (tempo e dinheiro). Estudando as necessidades dos empreendedores por mais de 20 anos, propus uma metodologia que traz a base essencial do MVP, mas incorpora também elementos importantes para que seu produto ou serviço chegue ao mercado de forma a colher os melhores insights dos consumidores que são quem vão efetivamente validar a sua ideia. Bem-vindos ao Mínimo Negócio Viável, ou MNV.
O que é o MNV ou Mínimo Negócio Viável:
O MNV, ou Mínimo Negócio Viável, é uma forma de validar a primeira versão do produto ou serviço no mercado, com clientes reais, sem que ele esteja efetivamente pronto. A partir disso, para se criar um MNV basta utilizar da criatividade e raciocínio para criar uma versão simplificada do que você pretende comercializar no seu negócio e a partir dos feedbacks alcançados, utilizar da ideia ou otimizá-la nos possíveis pontos de melhoria quantas vezes forem necessárias.
3 passos certeiros para criar e melhorar seu MNV
Primeiro passo: O primeiro passo que você pode ter para o MNV (Mínimo Negócio Viável) é definir a proposta de valor e o que o seu público procura no seu serviço. O que esperam? Como se sentem? Como atuam hoje? Os conceitos passam ainda por entender as dores desse cliente, como ele as resolve, olhar para o mercado e também assinalar os diferenciais dos seus produtos. O desenho abaixo mostra aquilo que considero essencial para um MNV de sucesso.
Segundo passo: Após desenvolvê-lo em algo que de fato contemple a proposta de valor, é necessário entender o interesse do mercado no produto que seja suficiente para justificar o investimento. Por exemplo, para isso você pode realizar um teste alpha que consiste em lançá-lo de maneira limitada para um público específico já que, caso haja muita demanda, por exemplo, o produto pode apresentar um problema inesperado. Portanto, é necessário que você se atente à forma que o público aceitou a proposta de valor e aprenda os pontos de melhorias para já os modificar.
Terceiro passo: O terceiro passo consiste em interpretar os feedbacks após o teste de estreia no mercado com clientes reais. Esse é o momento de absorver os feedbacks que fazem sentido para o seu negócio, levantar uma atenção para tudo que foi dito e entrar em um consenso se é necessário mais testes ou se com a bagagem que você tem até o momento é suficiente para entrar com essa proposta de valor no mercado.
Separei para você 5 dicas para criar seu MNV de sucesso:
Foque na proposta de valor e dessa forma obterá o nível de demanda da solução;
Faça benchmarking para entender sua concorrência, os erros que seus concorrentes cometeram e como podem ser utilizados para o desenvolvimento da sua solução;
Entenda que antes de testar seu MNV, o resultado precisa ser medido, seja ele bom ou ruim. Caso não seja possível medi-lo talvez seja hora de alterar alguns pontos na proposta de valor.
Coloque seu MNV em um contexto real e com testes reais, use pessoas que não tenham laço ou afinidade com você para que sejam resultados realistas;
Estipule desde o princípio métricas para o seu negócio, para que dessa forma forneçam aprendizados.
Entenda a necessidade da aplicação das dicas para o MNV:
Saipos A Saipos é uma startup focada no ramo de mercado de restaurantes, focada em melhorias e otimização nos processos de negócios dentro de cada restaurante. Durante a pandemia, a Saipos percebeu um possível ajuste por meio do foco no novo comportamento dos usuários, ou seja, na ascensão ainda mais acelerada do sistema de delivery e por meio do benchmarking estudando a concorrência, conseguiu propor melhorias rápidas aos seus clientes. Dessa forma, ela conseguiu colocar em prática de forma rápida ajustes que foram essenciais tanto para alavancagem da clientela dela como para a Saipos se desenvolver ainda mais. Por isso a necessidade do benchmarking e análise de concorrência e mercado, para que consiga propor soluções rápidas que agreguem valor.
Webvan A empresa Webvan chegou à falência após 3 anos de operação. Um curto período de operação, certo? A causa foi porque a empresa não colocou o cliente no centro da estratégia por meio de dados e, ao invés disso, ela investiu massivamente em marketing e centros de distribuição sem investigar a necessidade real do cliente. Dessa forma, ela recebeu um retorno menor do que havia investido e, por fim, veio a falência. Por isso a importância de ter dados e entender quem é o cliente, como ele se sente, quem ele é e o que ele espera da proposta de valor do seu negócio. É importante que antes de priorizar um determinado ponto massivamente, você receba feedbacks do seu público e entenda o que eles esperam da proposta de valor da sua empresa, isso é essencial na construção de um MNV de sucesso.
Cuidados extras para você trabalhar na construção de um MNV (Mínimo Negócio Viável) de sucesso:
Tenha um grupo restrito para os leads, ou seja, os potenciais clientes para que dessa forma seja possível que busquem em soluções e tenha um foco específico nos leads em potenciais para se tornarem clientes;
Tenha uma base consolidada na sua cabeça que a única maneira de validar que o mercado está aceitando ou vai aceitar o seu produto é por meio dos feedbacks de quando você lançou o MVP para um público específico e recebeu diferentes retornos, opiniões e dicas para ajustes;
Alguns produtos lançados se adequam sem tantos pontos de melhorias ao mercado. Tenha atenção redobrada ao benchmarking para entender a concorrência e suas respectivas estratégias de sucesso e erros.
Autor:
Camila Farani
CEO e Investidora-Anjo