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04/01/2023

A jornada de compra do seu usuário precisa ter um processo. Você sabia?
A jornada de compra do seu usuário precisa ter um processo. Você sabia?

2 minutos de leitura

A jornada de compra é o caminho que um potencial cliente do seu produto ou serviço percorre desde o primeiro contato com a sua marca, passando pelo momento da compra, do pós-compra e feedback. Ou seja, todos os sentimentos e percepções que o seu cliente desenvolve a respeito do conjunto de fatores que ele presenciou, tanto do serviço como a qualidade do atendimento, resolução do problema, entre outros, serão de fundamental importância para a experiência e impacto gerados pelo seu serviço ou produto.

Acompanhe aqui comigo as 4 etapas de uma jornada de compra:

  1. Aprendizado e descoberta;

  2. Reconhecimento do problema;

  3. Consideração da solução;

  4. Decisão de compra.

Aprendizado e descoberta

Nessa etapa, na maior parte dos casos, o seu consumidor ainda não entende que possui um problema e uma necessidade a serem resolvidos. É necessário que você conquiste a atenção dele para que o processo de compra ocorra de todas as formas que forem possíveis. Um caminho é utilizar da estratégia do marketing digital, que consiste em criar e oferecer conteúdo no seu feed da rede social, site e blog para captar ainda mais clientes.

O objetivo final é captar a atenção do seu possível cliente e mostrar para ele que um problema deve ser resolvido.

Reconhecimento do problema

Na segunda etapa do processo de compra, o seu consumidor já entende mais sobre o que está acontecendo e a sua necessidade por soluções. Nesse momento, você já precisa ter mapeadas as dores do usuário da melhor maneira possível, para oferecer conteúdos que mostrem o porquê da situação que o usuário está passando e, a partir disso, que você possa apresentar soluções assertivas.

Consideração da solução

Na etapa da consideração da solução, é possível que os clientes já tenham mapeadas as suas soluções para resolver determinado problema e, em função disso, já estão em contato com o cliente. Uma tática estratégica aqui é a criação do senso de urgência para que esse usuário não deixe para efetuar a compra em outro momento, o que traria o risco dele se desconectar de você.

Decisão de compra

Agora é o momento que quem era um potencial cliente se transforma de fato em um cliente da marca. É quando você consegue vender a sua solução e representar que de fato vai resolver a dor do cliente.

Se todo o processo tiver sido realizado da melhor forma, provavelmente esse usuário vai voltar a adquirir ou recomendar seus produtos.

Você costuma realizar essas etapas da jornada de compra em seu negócio? Compartilhe aqui comigo e vamos conversar sobre a sua estratégia.

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Autor:

Camila Farani

CEO e Investidora-Anjo

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