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06/11/2023
3 minutos de leitura
Esse aqui é um ponto muito importante e é exatamente onde cerca de 90% dos empresários e empreendedores já tiveram ou ainda têm dificuldades: precificar corretamente os seus produtos e serviços.
Definir um preço justo e que também seja lucrativo é um desafio real e eu já passei por ele. Depois de muitos anos atuando e estudando o mercado, aprendi e desenvolvi técnicas à prova de erros para precificar de forma correta.
Alguns fatores devem ser considerados na hora da precificação. Esse processo deve se basear nos 5 C’s principais, que são:
Company Objectives (objetivos da empresa)
Customers (clientes)
Costs (custos)
Competition (concorrência)
Channel Members (cadeia de valor)
Eu ensino tudo isso de forma detalhada, em um passo a passo de aplicação simplificada nos meus treinamentos, já que considero este, um tema super importante e que pode impactar diretamente nos números e no fechamento de cada mês da sua empresa.
Mas quais pontos devo avaliar na hora de calcular e, de fato, precificar corretamente meus produtos e serviços?
Para exemplificar melhor, deixarei algumas etapas que considero imprescindíveis logo abaixo, para que você as siga na hora de calcular e definir os preços dos seus produtos e serviços.
Conheça seus custos
Para começar, é fundamental conhecer todos os custos envolvidos na produção ou prestação de serviços. Dados mostram que, em média, os custos diretos e indiretos podem representar até 70% do preço final de um produto ou serviço.
Estudo do mercado
Analisar o mercado é essencial para entender como seus concorrentes estão precificando produtos similares. Pesquisas e estudos recentes revelam que, em média, os preços praticados pelos concorrentes estão 15% acima do custo de produção, segundo o site G1.
Valorize seu trabalho
Lembrem-se, empreendedores: o seu tempo e expertise valem muito. Dados de mercado apontados pela Revista Forbes indicaram que empreendedores que cobram um preço justo, alinhado com o valor que oferecem, veem um aumento de até 20% na fidelização de clientes.
Flexibilidade
Seja flexível em sua abordagem de precificação. Oferecer opções de preços diferentes para atender a diferentes tipos de clientes pode aumentar a taxa de conversão em até 30%.
Inclusive, neste mês de novembro, em decorrência da Black Friday, vi a necessidade de mais pessoas aprenderem a precificar de forma correta. Imagina que você aumente em até 150% das suas vendas e quando for colocar no papel, concluir que mais trabalhou e investiu do que lucrou? Isso não pode acontecer em hipótese alguma, por isso, eu e meu time desenvolvemos o COMBO DA FARANI - AGORA VAI, visando facilitar e entregar mais conteúdos para agregar mais valor para você fechar 2023 com o pé direito e iniciar seu ano de 2024 de forma assertiva.
Para atender a todas as necessidades, construímos:
Combo pra quem tem as manhas, um combo com 5 treinamentos completíssimos;
Combo que não é baratinho, composto por 4 treinamentos na íntegra;
Combo que curioso não clica, que vai direto ao ponto, exclusivamente para quem pensa em escalar os seus negócios de forma assertiva e precisa de um bom direcionamento.
Teste e ajuste
Aprecie o processo de precificação como uma jornada contínua. Empresas que ajustam seus preços de acordo com as mudanças do mercado têm um aumento de 25% na margem de lucro ao longo do tempo.
Comunique seu valor
Não se esqueça de comunicar o valor que seus produtos ou serviços oferecem. Uma comunicação eficaz pode resultar em um aumento de 40% nas vendas. Sempre comunique os benefícios dos seus produtos, mostre como você consegue resolver as dores dos seus clientes e sempre que possível, use provas sociais para reforçar a eficiência dos seus serviços e produtos.
Você é capaz de alcançar o sucesso em seus negócios! Precifique de forma assertiva, domine as estratégias corretas e escale o seu negócio. Essa é a melhor forma de se consolidar no mercado e avançar cada vez mais.
Autor:
Camila Farani
CEO e Investidora-Anjo